Oftalmologia

 (34) 3305.8305  |  3305.8385

 

A visão exerce um papel precioso em nossas vidas, no entanto, só tomamos consciência disto quando alguma alteração, doença ou acidente atinge nossos olhos.

Assim como em diversas áreas da medicina ,a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças oculares é muito importante, uma vez que entre 60 a 80% dos casos de cegueira são considerados evitáveis e/ou tratáveis, ou seja, são condições oculares que se tivessem sido avaliadas e tratadas no momento correto não levariam a perda visual. Por esse motivo é muito importante realizar um exame oftalmológico de rotina, e não apenas quando temos sintomas oculares.

O check-up ocular é uma avaliação clínica oftalmológica realizada por meio de exames, como fundo de olho e aferição da pressão ocular, que analisam as condições visuais, identificando possíveis doenças quando ainda não aparecem os sintomas. Está é uma prática que previne problemas oculares graves.

Os oftalmologistas da All Klinic tem como principal objetivo cuidar da saúde ocular de seus pacientes, atuando na prevenção, orientação e no tratamento dos principais problemas oftalmológicos (prescrição de óculos, lentes de contato, conjuntivites, olho seco, ceratocone, glaucoma, catarata, uveítes, retinopatia diabética, degeneração macular relacionada a idade). 

Saiba mais como nós podemos te ajudar a seguir.

Especialidades

Exames

Especialistas

Dermatologia

Dermatologia

Endocrinologia

Endocrinologia

Geriatria

Geriatria

reumatologia

reumatologia

Especialidades em Oftalmologia | All Klinic

Catarata

A catarata é a opacificação do cristalino, que consiste em uma lente que encontramos dentro dos olhos normais.

A cirurgia de Catarata baseia-se na retirada do cristalino opacificado e substituição através do uso de lentes artificiais.

Normalmente, o cristalino é transparente, porém pode perder a transparência por diversos motivos, tais como envelhecimento, doenças sistêmicas, trauma ocular, inflamações oculares, dentre outros.

Os principais sintomas causados pela catarata são: visão turva, perda da visão de contraste, redução do brilho das cores, visão de halos, mudanças frequentes nos óculos, e até mesmo perda completa reversível da visão. Costuma afetar os dois olhos, mas não necessariamente ao mesmo tempo.

 

A cirurgia é realizada pelo médico oftalmologista e consiste no único tratamento efetivo para a catarata. É feita tradicionalmente através de um processo chamado de Facoemulsificação, que promove a retirada da catarata por meio de ondas de ultrassom, através de incisões minúsculas. As ondas de ultrassom realizam a quebra do cristalino opacificado em fragmentos microscópicos, que são gentilmente removidos. Após a retirada da catarata, o cristalino é então substituído pelas lentes intraoculares. Existem vários tipos de lentes disponíveis no mercado, que devem ser escolhidas individualmente para cada paciente.

Ceratocone

Ceratocone é uma doença ocular bilateral e progressiva do olho, que afeta o formato (com aspecto de cone) e a espessura corneana.
O principal sintoma é a visão borrada e distorcida tanto para longe quanto para perto, dores de cabeça, halos em torno das luzes, fotofobia e coceira.
Normalmente inicia-se na adolescência e se não tratada a tempo pode evoluir, em alguns casos, para o transplante da córnea.
Apesar das causas do ceratocone ainda não serem totalmente determinadas, acreditam que associações à processos alérgicos e ao hábito de coçar dos olhos constantemente e também à fatores genéticos, serem agravantes para o processo evolutivo e avanço da doença.

O diagnóstico definitivo desta patologia é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos como a tomografia e topografia de córnea.


O tratamento do ceratocone visa sempre proporcionar uma boa visão ao paciente.

A primeira opção que o paciente recebe é a prescrição de óculos, principalmente nos casos iniciais da doença, com o objetivo de ter uma boa acuidade visual.
A partir do momento em que os óculos não conseguem fornecer uma acuidade visual satisfatória, a lente de contato para o ceratocone é a próxima alternativa, geralmente é utilizada a lente rígida que procura proporcionar a melhor acuidade visual.

O único tratamento que impede a progressão do Ceratocone é o Crosslinking.

Glaucoma

É uma doença dos olhos que provoca um dano característico ao nervo óptico, órgão responsável por levar ao cérebro as imagens que vemos, e está associado ao aumento da pressão intraocular (PIO). É uma doença lentamente progressiva e quanto maior a pressão dentro do olho, maior a chance de lesão do nervo óptico, o que pode levar à cegueira. Há vários tipos de glaucoma, o mais comum é o glaucoma crônico simples.

Na maioria dos casos, o glaucoma progride lentamente sem que o paciente se dê conta da perda gradual da visão lateral.

Retina

As cirurgias vitreorretinianas incluem um grupo de procedimentos que são realizados profundamente no interior dos olhos. Essas cirurgias acontecem no vítreo, que consiste na “gelatina” que preenche o olho, e na retina, que é uma fina membrana sensível à luz no fundo dos olhos. Várias cirurgias e procedimentos vitreorretinianos podem restabelecer, preservar ou melhorar a visão de uma série de condições oculares, tais como degeneração macular relacionada a idade, retinopatia diabética, hemorragia vítrea, buraco macular, descolamento de retina, membrana epirretiniana, dentre outras. Dentre os principais procedimentos vitreorretinianos, temos a Vitrectomia e injeção intravítrea de medicamentos.

Lentes de Contato

As lentes de contato são posicionadas sobre a córnea e para que alcancem o seu objetivo sem causar riscos para a integridade do olho precisam ser adaptadas pelo oftalmologista, que escolherá o melhor material e os parâmetros adequados para cada paciente.

As lentes são utilizadas principalmente para a correção dos diferentes tipos de grau (miopia, astigmatismo, hipermetropia, e presbiopia), podendo também ter finalidade estética (lentes coloridas), e terapêuticas para algumas doenças da córnea.

O sucesso e a segurança da adaptação depende da correta escolha da lente, do acompanhamento em revisões periódicas, e a da realização das medidas de assepsia e manutenção prescritas no ato da aquisição das lentes. 

Fotocoagulação a Laser

A Fotocoagulação a laser usa luz para criar uma queimadura térmica no tecido retiniano e é uma opção terapêutica em muitas condições retinianas e oculares.

Refrativa a Laser

A Cirurgia Refrativa a laser é o procedimento cirúrgico para correção dos erros refracionais (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia), realizada através de um equipamento chamado Excimer Laser. A avaliação do médico oftalmologista especialista em Cirurgia Refrativa e os exames de última geração permitem elevado grau de precisão e segurança desse procedimento cirúrgico.

 

Para a análise dos candidatos à cirurgia, é necessário um exame oftalmológico completo: refração adequada, topografia, estudo de mapas paquimétricos e tomográficos da córnea, avaliação do cristalino, estado da retina, pressão intraocular, entre outros.

Exames em Oftalmologia | All Klinic

  • Refração

  • Tonometria de Aplanação (para medida da pressão intraocular)

  • Mapeamento de Retina

  • Tomografia de Coerência Óptica (OCT)

  • Topografia / Pentacam

  • Paquimetria

  • Gonioscopia

  • Retinografia

  • Teste de Sobrecarga Hídrica

  • Curva Tensional Diária

Especialistas em Oftalmologia | All Klinic

Dr Fábio Gasparin

CRM 45524MG

  • Graduação em Medicina - Faculdade de Medicina de Marília

  • Residência em Oftalmologia - FHC- FMUSP

  • Especialização em Retina Clínica e Cirúrgica - Depto de Oftalmologia - USP

  • Título de Especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia

  • Doutor em Oftalmologia - USP

Dr Filipe Gasparin

CRM MG62347

  • Graduação em Medicina - Pontifícia Universidade Católica de Campinas 

  • Residência em Oftalmologia Clínica e Cirúrgica - UNESP, Botucatu

  • Especialização em Catarata, Cirurgia Refrativa e Córnea. Universidade estadual de Campinas -UNICAMP

  • Título de Especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Please reload

 
 
 
 
 
 
 
 
 
©  2018 Todos os direitos reservados à  All Klinic.                                                                                                                                     Desenvolvido por
logo_LOGO ORIGINAL FUNDO ESCURO YBRIDA_e