Por que adaptar a casa das pessoas mais velhas?

acessibilidade para idosos

Com o passar dos anos o nosso corpo começa a perder o que chamamos de capacidade intrínseca (que inclui da audição à visão, passando pelo potencial de os músculos garantirem a força para diversas atividades do dia a dia). Mas manter essas funções em alta é sinônimo de independência e qualidade de vida, não importa a idade. Devido à dificuldade de mantê-la, uma das grandes preocupações que surge na terceira idade é com as quedas, já que nessa fase da vida há perda significativa de massa muscular e o equilíbrio começa a ficar comprometido. Não é para menos, fraturas podem comprometer a qualidade de vida dessas pessoas e até mesmo aumentar a mortalidade. E o perigo pode estar dentro de casa: de acordo com o Ministério da Saúde, 70% dos acidentes com indivíduos mais velhos acontecem no ambiente doméstico. É por isso que realizar pequenas reformas no quarto, na sala, na cozinha e no banheiro pode facilitar a vida de quem já passou dos 60 anos, evitando até 40% dos acidentes. E se você preza pelo conforto e beleza do seu lar, pode respirar aliviado, não precisa deixa-lo com cara de hospital. É possível ter cômodos seguros e bonitos ao mesmo tempo. Fique de olho nessas dicas simples para deixar o ambiente seguro sem perder o conforto:

Banheiro - Aposte em espelhos que amplificam a imagem para enxergar melhor. - Utilize um banco na hora de limpar pernas e pés. - Uma barra de apoio na altura da cintura resguarda contra escorregões.

Quarto - Abajur ou interruptor ao lado da cama facilita caminhadas noturnas. - Prefira um colchão firme e denso, que proteja contra eventuais desequilíbrios e dificuldades para se levantar. - Armários com iluminação interna auxiliam no momento de se vestir.

Cozinha - Reorganize panelas, potes, talheres e afins para que eles fiquem numa altura adequada para você. - Ponha amortecedores nas portas e nas gavetas. - Instale um detector de fumaça ou um fogão que corta o fornecimento de gás caso a chama se apague.

Área de serviço - Fitas antiderrapantes no piso evitam quedas. - Para levar as roupas sujas do banheiro ou do quarto, use sempre um carrinho. - Use um varal que seja leve e fácil de puxar (para aqueles modelos que ficam pendurados no teto).

Entrada - Pinte o chão com cores contrastantes para indicar o melhor caminho. - Alargue a porta e a passagem de corredores o máximo possível. - Fixe uma prateleira ou um apoio para colocar sacolas e pacotes que você estiver trazendo da rua.

Escada - Contrate um eletricista para colocar interruptores de luz na base e no topo da escada. - Aqui também vale ter as faixas antiderrapantes na beira dos degraus. - Pinte o primeiro e último degrau com cores vibrantes.

Sala de estar - Prenda as estantes na parede ou até no piso. - Evite tapetes, mesas de centro ou fios soltos jogados pelo caminho. - Retire qualquer objeto ou móvel de vidro que tiver. Gostou das dicas? Para conferir a cartilha com dicas de mudanças que já fazem a diferença você pode baixar o documento completo clicando aqui. Em casos de queda busque ajuda com o SAMU (192), o Corpo de Bombeiros (193) ou a Polícia Militar (190), informando o ocorrido e as informações médicas do idoso com detalhes. Enquanto os profissionais não chegam, tente mantê-lo calmo e imóvel – se houver sangramento, é importante cobrir e comprimir o ferimento com um pano limpo. Mas como já dizia aquele sábio ditado antigo: prevenir é melhor do que remediar!

#cuidados #idosos #geriatria

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square